terça-feira, 21 de dezembro de 2010

||| Escola sem PREconceitos |||

Foto: Pedro Nunes
Somos a equipe de produção do Vídeo “Escola sem PREconceitos”, ação do Projeto Aprender em Paz – Educação para a Prevenção a Violências na Escola, vinculado ao Projeto Educação para Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e Enfrentamento ao sexismo e a homofobia, do Ministério Brasileiro da Educação, coordenado pelo NIPAM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero, Centro de Educação da UFPB.

Nossa produção tem sido motivada pela constatação do NIPAM/UFPB de que “as relações e práticas escolares contribuem significativamente, ainda que não-intencionalmente, para a reprodução das desigualdades sociais, desde sutis práticas de distinção e hierarquização de sexo/gênero até ostensivas medidas de exclusão de pessoas cujas identidades de gênero são minoritárias.”

O nosso intuito é produzir material audiovisual que suscite uma reflexão analítica e dinâmica sobre as ações de preconceito na Escola, focando, sobretudo a ação maléfica do Bullying, que dentre os tipos de violência ocorridos na escola, é o mais preocupante, por sua crescente disseminação entre os estudantes, chegando a atingir forma quase epidêmica (FANTE, 2005).

A questão homofobia será nosso objeto maior de análises. Além disso, buscaremos responder questões do tipo: por que é tão difícil para as escolas detectar o bullying? Quais são as suas consequências no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos vitimados? Qual o papel da escola, da família e da mídia no combate e prevenção ao bullying? Como minimizar esse tipo de problema nas escolas?

Projeto Educação para Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual
e Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia 

2 comentários:

  1. Oi Pedro e demais colegas, adorei!!!! inclusive as fotos, elas podem compor a logo?

    Gloria Rabay

    ResponderExcluir
  2. O blog ficou super legal! Parabéns ao projeto por abordar uma temática tão relevante e atual.

    Egberto Carmo
    UFCG

    ResponderExcluir